João Grande, é agora reconhecido oficialmente como comunidade Quilombola

(Foto: ASCOM-PMV)
A comunidade de João Grande, distante 10 quilômetros da cidade de Viseu, recebeu, neste sábado, 01/04, a entrega da certidão de auto definição de comunidade quilombola. O reconhecimento veio mediante criteriosa análise de fatores sociais como costumes, agricultura, danças, artesanato e modos de vida que foram preservados. Técnicos especialistas da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultural avaliaram vasto material de pesquisa desenvolvida pelo Professor e Historiador Raimundo Gonçalves da Silva, sob orientação do prof. Dr. Cleodir Moraes UFPA. 
A cerimônia oficial de reconhecimento contou com a presença do Prefeito de Viseu, Isaías Neto, vereadores, professores da UFPA, representantes de entidades ligadas a valorização da cultura afro, e toda a comunidade.
Para celebrar a nova identidade, os moradores apresentaram a ladainha de São Benedito com seu ritmo peculiar, a festa do Boi Bumbá e outras canções tradicionais.
Prof. Raimundo(Travanca) e Prefeito Neto
Emocionado e muito aplaudido, o Professor Raimundo, popular "Travanca", disse que fica feliz por seu trabalho de pesquisa deu um resultado maior que esperava e ajudou no reconhecimento da autodefinição quilombola da comunidade e que isso é muito importante para os moradores. Finalizou dizendo que seu único objetivo é ampliar seus conhecimentos.
O prefeito falou da importância desse título, não só para a comunidade de João Grande, mas também para todo o município que tem outras vilas que precisam desse reconhecimento como remanescente de quilombos, referindo às comunidades Paca e Aningal.

Fonte e Fotos:(ASCOM-PMV)
Compartilhar Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo digitando o texto no html .

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário