![]() |
Foto: Divulgação |
Na manhã deste sábado (27) um grupo de homens da localidade de Firmiana chegram ate a delegacia de Viseu para tentarem resolver problema com uma certa área do açaizal na ilha da Ema na beira do rio Piriá município de Viseu. Segundo um dos representantes,
o Dr Nelson esteve ameaçando eles caso continuassem tirando açaí naquela área, e como eles todos os anos vem tirando o sustento de sua família em época da safra do açaí, não concordaram com a decisão do mesmo. Recentemente eles receberam intimações para comparecem nesta manhã por volta das 10hs para discutirem sobre o assunto e até o momento ele ainda não havia chegado para tentarem entrar em uma decisão. Todos estavam indignados tanto com a situação quanto com o Dr. Nelson por ele não ter comparecido na delegacia, alguns ainda dizendo que se não fossem resolvido hoje aqui na cidade, iria ta sendo resolvido por lar mesmo.Entenda o caso.
Segundo informações que obtive de um morador próximo ao local, o caso foi o seguinte, o Dr. Nelson que é doutorado em arquitetura esteve a 4 anos atrás por uma área próxima a que estão em questão, onde estava com alguns membros do IBAMA para mostrar o local para um futuro projeto de preservação ambiental, mas quando chegaram na área encontraram alguns tiradores de açaí da firmiana, também observaram alguns frutos verdes estragados pelo chão. Tentaram conversar com os tiradores de açaí para que não continuassem a estragar o fruto, que não se importavam que tirassem açaí na área mais que não estragassem os frutos, os tiradores de açaí não gostaram do que ouviram acabaram agindo com violência com o Dr e membros do Ibama batendo neles. O Dr entrou na justiça contra os indivíduos. Segundo a fonte disse que ele apenas pediu que os envolvidos mantivesse por lei distância do mesmo e decidiu abrir mão da área de onde esteve com os membros do IBAMA, agora vive a mais de um ano em parceria com um morador próximo ao local do ocorrido, mas mesmo assim os tiradores invadem a área e até tiram o fruto do açaí próximo a casa do rapaz, sendo que a área onde ele e o Doutor faz a preservação equivale algumas tarefas de açaizal preservado pelo morador do local, mas mesmo assim os tiradores insistem em tirar e tem como argumento que o rapaz não plantou o açaizal.
0 comentários :
Postar um comentário